Síndrome do Intestino Irritável

O que é?

 É um conjunto de manifestações gastrointestinais crônicas ou recorrentes não associadas a qualquer alterações bioquímicas ou estrutural conhecida até hoje. O número de pessoas afetadas até hoje por essa síndrome alcança 10-20% da população em países europeus ou nos EUA. Entre os que procuram atendimento médico a maioria são mulheres, geralmente no final da adolescência ou antes dos 30 anos. A causa não é bem conhecida, e por tanto não se sabe como e quando uma pessoa passa a apresentar os sintomas. 

 

 O que sente?

 Os principais sintomas são: distensão abdominal ou sensação de estofamento, alterações entre períodos de diarréia e constipação, flatulência excessiva, sensação de esvaziamento incompleto após a evacuação.

 

 Como fazer o diagnóstico?

 O diagnóstico é feito através de exclusão de outras enfermidades intestinais como: Doença Inflamatória Intestinal, câncer colorretal ou mesmo doenças infecciosas intestinais.   

Assim, a colonoscopia está indicada para afastar essas possibilidades.

 

 Uma vez feito o diagnóstico, você deve lembrar que é uma enfermidade benigna, sem risco de evoluir para qualquer doença mais grave e que pode ter períodos de melhora e recorrência.

 

 Existe tratamento específico para SII. Conheça um pouco mais sobre esta enfermidade clicando aqui. Procure um profissional de sua confiança e tire suas dúvidas.