Outras Enfermidades

Abscesso Anorretal

O abscesso anorretal é uma infecção aguda que ocorre em uma das criptas do canal anal. É uma emergência cirúrgica, pois podem complicar para Fasceíte Necrotizante em pacientes imunossuprimidos. Podem surgir de doenças colorretais, trauma, corpos estranhos, infecções inespecíficas entre outras. Ao sentir dor anal ou perianal, procure um proctologista de sua confiança, somente ele poderá dar o diagnóstico definitivo.

 

Fissura Anal

Fissura anal é um corte no canal anal inferior. Geralmente ocorre em pacientes constipados com hipertonia anal. A tríade clássica da fissura anal crônica é papila anal hipertrófica, fissura anal posterior associado a um plicoma sentinela. O tratamento, normalmente se faz com uma dieta rica em fibras para melhorar o hábito intestinal, cuidados locais e gel ou pomadas tópicas que auxiliam na cicatrização da fissura. No entanto, em alguns casos somente o tratamento cirúrgico resolverá o problema.

 

Fístula Perianal

A fístula perianal ocorre depois de uma infecção em uma das criptas anais, localizada na linha pectínea, criando uma comunicação entre o canal anal e a região perianal. Elas podem ser simples ou complexas, dependendo da quantidade de trajetos e a localização do orifício externo. O tratamento quase sempre é cirúrgico.

 

Cisto Pilonidal

É um distúrbio inflamatório crônico constituindo uma depressão na linha média atrás do canal anal entre as nádegas. Pode ter trajetos laterais secundários, anteriores e posteriores. É mais comum em homens entre 15 e 30 anos. O tratamento é cirúrgico.

 

Doença Condilomatosa

A doença condilomatosa ou condiloma, são verrugas venéreas relacionadas com a infecção pelo papilomavírus humano (HPV). A prática de sexo anal, soropositividade para HIV, imunodepressão, lesões verrucosas acima da linha pectínea e o tipo viral do HPV estão associados à maior probabilidade de displasias. Dependendo da quantidade e do tamanho das lesões, o tratamento pode ser cirúrgico.